10 dicas para conseguir trabalho na área de Marketing Digital

Para muitas pessoas, conseguir trabalho em marketing digital pode parecer um grande desafio, mas no atual estado de amadurecimento esse desafio pode ser facilmente vencido, principalmente se você se qualificar e traçar uma estratégia.
Com o avanço da popularização da internet chegando as mais diversas camadas sociais, é natural que as empresas passem a investir cada vez mais em marketing digital. e a demanda por profissionais especializados cresça.
Fora dos grandes centros, esse movimento pode ser um pouco mais lento, porém há formas de criar oportunidades.

Mão na massa

Um diploma em um dos cursos da comunicação é indispensável, porém, por si só não garante nada. É importante ter alguma experiência com algum meio digital. Não consegue oportunidade? Crie.
Um blog, um site, um Twitter e mostre do que você é capaz trabalhando o seu marketing pessoal. Ofereça trabalho voluntário a uma ONG. O grande barato dessa área é que podemos inventar e nos reinventar.

Aprenda grego

Não se sai do lugar sem dominar terminologias, termos específicos da área. Aqui tem um dicionário técnico de mídia e marketing bem completinho, mas não vale decoreba, hein! Tem que saber e aplicar.

Cultive sua vida virtual

Alimente com conteúdo relevante as redes que você escolheu para trabalhar. Um perfil bem construído é uma marca, mostra, que é capaz de fazer com os outros.
Ah, e não se esqueça, se quiser falar livremente o que vier a cabeça, crie um segundo perfil para não comprometer sua imagem profissional.

Um caminho, várias escolhas

Há várias disciplinas dentro do marketing digital: mídias sociais, métricas, web analytics, otimização de sites, links patrocinados, marketing de busca, mobile, pesquisa, conteúdo, e-commerce… Além de agência, cliente e produtora.
A ideia aqui é tentar fazer de tudo um pouco, ou o máximo que você puder. Com um pouco de conhecimento da rotina de cada área, achará seu caminho mais fácil, mas não se esqueça que um consultor de marketing digital precisa ser especializado em determinadas áreas.

Invista em eventos

Grandes, médios ou pequenos. Participe, envolva-se, ofereça-se para trabalhar na organização. Por lá circularão muitos profissionais da área e é uma grande possibilidade de fazer networking, além de sempre aprender mais um pouco. Lembre-se: sua rede de contatos é valiosa, não descuide dela.

Mantenha-se atualizado

Esse é um mercado que pode virar 180 graus em questão de horas. É importante não deixar de se atualizar. Escolha meia dúzia de bons sites/blogs, assine seu RSS e leia ao menos eles por dia. É interessante ler frequentemente sobre comportamento do consumidor, é um trabalho pautado por esse fator.

De tudo um pouco

É legal você saber um pouco de programação, assim quando criar uma campanha terá noção do trabalho envolvido. Princípios de SEO também é fundamental para ser achado por seu público.

Curriculum

Não tem melhor vitrine para expor seus trabalhos que o Linkedin. Não somente para você descrever suas habilidades, mas para mostrá-las realmente.
  • Inclua atividades que tenham relação com o trabalho que almeja, ex: blog;
  • Se tiver um blog no WordPress, você pode agregá-lo ao seu perfil e manter quem o visita atualizado do que anda produzindo, assim como se tiver publicações em Slideshare também podes agregá-las;
  • Aqui tem um post excelente com dicas para otimizar o perfil no Linkedin.

Torne-se um curioso

A curiosidade além de poder lhe dar informações preciosas para trabalho é altamente valorizada pelos empregadores, pois as pessoas que possuem essa característica são os primeiros a testar um novo aplicativo, a usar um novo gadget.
Fazer as perguntas certas pode lhe dar um trabalho em marketing digital.

Desconecte-se

É vital que eventualmente, você desconecte-se não somente pela sua saúde mental, mas por que também precisa manter sua vida no mundo “real”.
Pessoas interessantes na internet, geralmente são pessoas interessantes pessoalmente, pense nisso.
Obviamente essas são apenas algumas das inúmeras dicas para quem deseja arranjar um bom trabalho em marketing digital, mas já é um início.
Fonte: Academia do Marketing.Pesquisado e editado por http://google.com/+FabricioEndler

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