Quando será possível hackear o cérebro? Estes brasileiros “sabem” a resposta.

   Em 2048, seu cérebro poderá ser hackeado. No mesmo ano, esportistas de final de semana serão vacinados para se protegerem de contusões. Antes disso, em 2035, um conjunto de eletrodos acoplados à sua cabeça dará origem a um mapa das suas emoções muito mais preciso que as atuais escalas de emojis usadas nas redes sociais. Até lá, você poderá ter um mentor de inteligência artificial para aprender o que quiser online. A essa altura, estaremos habituados a comprar alimentos diretamente dos agricultores por meio de aplicativos e os brinquedos dos seus filhos vão crescer (literalmente!) e evoluir junto com eles.

   Essas cenas dignas de filme de ficção científica foram roteirizadas pela Envisioning, uma empresa brasileira de mapeamento de tendências. A organização criou um método de investigação de novas tecnologias que tenta prever quando uma ideia deixará de ser um conceito abstrato, em que período deve se manter como protótipo e quando terá condições de se tornar realidade. O resultado dessas pesquisas desenvolvidas por acadêmicos, programadores, designers e profissionais especialistas em várias áreas do conhecimento pode ser visualizado em infográficos.

   “Acredito que a infografia nos permite traduzir informações complexas em imagens sem que haja perda dessa complexidade. Apesar de ser um meio passivo, ele é interativo, democrático. Eu me vejo como um nerd em tecnologia, mas a maioria dos veículos que falam sobre o assunto discutem o que está acontecendo agora, não o que pode acontecer em perspectiva. Nosso objetivo é olhar para o futuro com otimismo, entender o que está acontecendo e que frutos vamos colher ”, conta o fundador da Envisioning, Michel Zappa, para a Super Interessante.

Pesquisado e editado por http://google.com/+FabricioEndler

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.