Golpe usa upgrade do Windows 10 como isca para invadir computador

O upgrade gratuito para o Windows 10, oferecido pela Microsoft desde a última quarta-feira (29), está sendo utilizado como isca para golpes de hackers. Para atrair vítimas, são enviados e-mails falsos com links para supostas atualizações. Um caso grave que começou na Tailândia e envolve chantagem por dinheiro, com sequestro de dados, foi identificado pela Cisco. Saiba como proteger o seu computador.
O golpe começa com um e-mail que reproduz o layout utilizado pela Microsoft para promover o Windows 10. No texto, os hackers explicam os detalhes do upgrade e incluem mensagens de autenticação como "E-mail enviado pela Microsoft" e "Conteúdo verificado por antivírus". 

Outro detalhe que pode enganar os usuários é o remetente: "update@microsoft.com", dando ainda mais credibilidade ao e-mail. Caso o usuário caia na armadilha, irá clicar no link para o suposto upgrade. 
96 horas para pagar
Caso clique no link do falso update, o usuário será contaminado. O link instala, na verdade, o CTB-Locker, um ransomware que criptografa os dados do computador. Logo em seguida, um pop-up com uma contagem regressiva de 96 horas aparece para o usuário. Esse é o prazo dado pelos hackers para que o usuário pague o valor exigido e tenha seu computador desbloqueado. 

A janela também contém a ameaça “Não tente remover o programa, ou perderá os seus dados para sempre”. Por isso é importante tomar muito cuidado com e-mails desconhecidos e manter seu antivírus sempre atualizado. É importante lembrar também, que a Microsoft não envia nenhum link de download do upgrade do Windows 10 por e-mail. Tudo é feito diretamente pelo próprio computador do usuário.
Como se proteger
Manter seu computador sempre protegido é a melhor forma de se prevenir contra ataques virtuais. Veja no TechTudo Downloads os melhores antivírus grátis para Windows e aproveite para conferir opções de antivírus para Android. Muitos já estão adaptados ao Windows 10. Os gerenciadores de senhas também podem ser muito úteis; baixe e proteja-se.

Pesquisado e editado por http://google.com/+FabricioEndler
Tecnologia do Blogger.